Guia de Pinheiros- Site de Pinheiros SP
Home Como Chegar Contato Anuncie conosco
menu

www.pinheiros.com.br

Largo da Batata

Largo da Batata - Pinheiros
 

Largo da Batata é um logradouro público localizado no distrito de Pinheiros, na cidade de São Paulo. Situa-se na confluência da avenida Brigadeiro Faria Lima e das ruas dos Pinheiros, Teodoro Sampaio, Cardeal Arcoverde, Baltazar Carrasco, Martim Carrasco, Chopin Tavares de Lima e Fernão Dias.
Abriga a Estação Faria Lima da Linha 4-Amarela do Metrô e o terminal de ônibus Largo da Batata (em construção).

História
Há registros da ocupação da região por indígenas por volta de 1560, ano que marca a fundação do bairro de Pinheiros.[2] Os índios guaianás teriam sido transferidos da Vila de São Paulo de Piratininga para a região, onde foi fundada a capela de Nossa Senhora da Conceição, pelos jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.
Já no século XX, foi fundado o Mercado Caipira , mercado de produtos agrícolas e, a partir de 1909, foi construído um mercado municipal, fortalecendo sua característica comercial.  É conhecido como Largo da Batata desde a década de 1920, por concentrar vendedores de batatas, próximo à Cooperativa Agrícola de Cotia. Porém, apenas em julho de 2012 recebeu o nome oficialmente, pela Lei nº 15.615/2012.
Possui também importância histórica no transporte, recebendo na década de 1930 bondes elétricos que ligavam o bairro ao centro da cidade.
Desde 2007, passa por requalificação urbana.
Em 2013 entrou para a história como o ponto de concentração que reuniu milhares de pessoas em 17 de junho no 5º Ato contra os aumentos na tarifa dos transportes no estado, organizado pelo Movimento Passe Livre.

A origem do nome "Largo da Batata"
A oficialização da denominação “Largo da Batata” foi aprovado com o Projeto de [Lei nº 220/2011] do vereador Jose Rolim , autor do projeto. Neste projeto consta a opinião de vários historiadores baseados em fatos históricos importantes que ocorreram no Largo da Batata, inclusive, historiadores acreditam que o Largo da Batata é o local que deu origem ao bairro de Pinheiros. Fatos históricos importantes ocorreram no Largo da Batata, tais como: a chegada de portugueses e indígenas, pois foi o local onde estes se  instalaram. Foi nesta região onde ocorreu também a catequese de índios.
O Mercado Caipira, que logo após se transformou no mercado de Pinheiros foi o local onde agricultores vindo do interior vendiam seus produtos. Agricultores de origem japonesa deram origem a Cooperativa Agrícola de Cotia para comercializar batatas e  que logo passou a ser o local de distribuição de frutas legumes e cereais.

Largo da Batata como era e como está hoje
O formoso Largo da Batata, no bairro de Pinheiros na cidade de São Paulo, surgiu por volta do século XVII e como ele se encontra na atualidade? Para chegar ao estágio dos dias atuais teve que se incorporar ao projeto de Reconversão Urbana da Faria Lima.
O Largo da Batata surgiu por volta do século XVII e XVIII ele já tinha os núcleos de Caipiras e Índios e serviu de caminhos para os tropeiros e bandeirantes com destino ao interior desse imenso Brasil.
O bairro de Pinheiros foi se estruturando em volta do Largo da Batata este por sua vez conquistou a linha do bonde que ia em destino ao centro da cidade. A partir dai começou o comércio popular aonde as pessoas chegavam do interior com suas mercadorias para venderem, utilizavam então o espaço público para fazer o comercio.
O poder público começou a se preocupar com mal aproveitamento deste espaço e lançou um projeto de “Reconversão Urbana” com a Faria Lima que trata de melhorias em todos os setores, a partir dai começaram os trabalhos de obras viárias, saneamento, remoção de favelas e cortiços, dando lugar para o setor imobiliário investir em outro tipo de comércio agora destinado a uma classe média alta. Sendo assim eles acreditavam que iriam ajudar no setor de emprego. Portanto a junção que aconteceu com o Largo de Pinheiro e Largo da Batata tendo como elo principal a Igreja Católica Nossa Senhora do Monte Serrat  e suas importantes ruas como Teodoro Sampaio  foi a alavanca  para iniciar a restruturação de um bairro nobre como Pinheiros.
Vale ressaltar que a memória do Largo da Batata é de grande valia para Pinheiros esta memória já está registrado em um relatório que foi enviado ao DPH (Departamento de Patrimônio Histórico), da prefeitura de São Paulo para servir de base para futuros tombamentos.
Finalmente depois de quase seis anos de grandes transtornos causados para requalificar o Largo  da Batata hoje temos uma estação de metro, ruas mais alargadas entre tantos outros benefícios. Na atualidade do Largo da Batata tem outra paisagem com novos empreendimentos residenciais, comércios fugindo totalmente do comércio popular de antes.